Sala de Vacinas Central de Joinville abre neste domingo para atualização de carteiras |
Confira as orientações da Defesa Civil sobre banhos de rio
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Altas temperaturas atraem visitantes, mas precaução é fundamental para evitar acidentes aquáticos
Com o calor característico desta temporada, os rios nas áreas rurais de Joinville se tornam destinos frequentes para quem busca refúgio na natureza. Contudo, a Defesa Civil local adverte sobre os cuidados essenciais para prevenir acidentes, especialmente afogamentos, durante os banhos.
O gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, ressalta a importância de escolher locais conhecidos e seguros para o banho. "É crucial que quem está habituado a banhar-se em rios identifique áreas seguras, avaliando profundidade, correnteza, presença de obstáculos como troncos e outras características dos cursos d'água", destaca Maiko.
Outra orientação primordial é ter objetos flutuantes à disposição, como boias ou bolas, para auxiliar no socorro em caso de necessidade. Richter destaca a atenção redobrada com crianças, enfatizando a importância de nunca deixá-las desacompanhadas. "As crianças devem estar sempre equipadas com boias ou coletes. Um breve descuido pode resultar em uma tragédia", alerta o gerente.
Além disso, é fundamental estar atento às condições climáticas locais. "Neste verão, as mudanças climáticas são rápidas, podendo resultar em cabeças d’água, aumentando os riscos de acidentes. Nessas situações, é crucial que os banhistas saiam imediatamente dos rios", orienta Maiko.
A Defesa Civil de Joinville realiza desde 2004 o Projeto Piava, voltado à prevenção de incidentes e afogamentos em água doce. "O projeto busca prevenir afogamentos e outros acidentes, como escorregões, que podem levar a ferimentos graves. Orientamos contra mergulhos e incentivamos a prevenção de qualquer incidente", conclui Maiko Richter.
Orientações de educação ambiental
– Não fazer fogueiras nos locais de vegetação o que pode ocasionar incêndio
– Levar o lixo de volta, não deixar na natureza
– Estacionar em locais que não atrapalhe o deslocamento de outros veículos
– Não utilizar som alto
– Evitar bebida alcoólica
Cuidados nos rios
– Sempre deve ter um adulto supervisionando a criança nos rios
– Escolha um lugar seguro
– Conheça a profundidade do rio
– Observe a correnteza
– Verifique a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos
– Observe as condições climáticas, como as enxurradas
– Evitar mergulhar, pois os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos
– No caso de afogamentos, procure materiais flutuantes como boias e bolas para arremessar para a pessoa na água e chame ajuda dos Bombeiros Voluntários pelo 193
Deixe seu comentário